Contribuindo para o seu desenvolvimento
Hoje é !
 
.:: Cadeia Produtiva
Empresa
   
Serviços
   
Fale Conosco

APL / Cadeia Produtiva


APL – Arranjo Produtivo Local

APL Arranjo Produtivo Local são aglomerações de empresas, localizadas em um determinado território, que apresentam especialização produtiva semelhante e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, apoio, ensino e pesquisa.

O trabalhado desenvolvido em APL se justifica pela importância que tais aglomerações de empresas vêm assumindo, nacional e internacionalmente, na geração de emprego, crescimento econômico regional, desenvolvimento tecnológico e exportação.

Dentre os conhecimentos, experiências e estudos, compartilhados e desenvolvidos nos APL’s, encontra-se a consultoria em análise da cadeia produtiva, considerada de fundamental importância para o sucesso de projetos como este.

 

Cadeia Produtiva

O conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como um instrumento de visão sistêmica. Parte da premissa que a produção de bens pode ser representada como um sistema, onde os diversos atores estão interconectados por fluxos de materiais, de serviços, de capital e de informação, objetivando suprir um mercado consumidor final com os produtos do sistema.

A análise da cadeia produtiva é importante ferramenta para a gestão de negócios e formulações de estratégias de competitividade para as empresas do setor, podendo indicar oportunidades e ameaças ao desenvolvimento tecnológico, setorial e regional, apontando gargalos, limitações e demandas por tecnologias, inovações, novos produtos e/ou serviços, entre outros. Todavia, a questão deve ser enfocada em termos de desempenhos de sistemas sociais e econômicos, adotando sempre uma visão mais holística.

A bm associados realizou a análise da cadeia produtiva dos segmentos de autopeças, ferramentaria e plásticos no APL – Arranjo Produtivo Local – do Grande ABC, projeto desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e SEBRAE-SP.

Este estudo possibilitou às empresas participantes do APL, um embasamento para formulações de estratégias visando melhorias nas condições competitivas das organizações.

Este trabalho foi desenvolvido durante dez meses, com pesquisas primárias e secundárias, qualitativas e quantitativas para extrair as melhores informações dos segmentos no que diz respeito à tecnologia, inovação, gestão administrativa, qualidade, processos, produtos, recursos humanos, logística e mercado.

 
 

Matriz
Praça Cel Joaquim José, nº 54, centro, São João da Boa Vista, SP, CEP: 13.870-120 
E-mail: antenor@bmassociados.com.br
Falar com: Antenor José Bernardes Filho - Cel. (19) 99731.4675

By: WEBCONN
   
 

Matriz
Rua Vicente Felix, nº 60, apto. 11, Cerqueira César, São Paulo, SP, CEP: 01.410-020 
Fone/Fax: (11) 3891.2397 / - E-mail: ana@bmassociados.com.br
Falar com: Ana Lúcia Mentone - Cel. (11) 99898.7529